Blog



Quando colocar os filhos na escola?

Quando colocar os filhos na escola?

 

Quando chega a hora dos pais de primeira viagem voltarem ao trabalho, muitas dúvidas podem surgir em suas cabeças: Como conciliar a minha criança e o trabalho? Com quem meu bebê vai ficar? Devo contratar uma babá? Qual a idade certa para colocar meus filhos na escola?  

Essas questões são importantes e devem ser analisadas cuidadosamente antes da decisão final ser tomada. Mas, apesar do receio que alguns têm, a matrícula em escolas infantis, creches ou berçários é uma boa alternativa quando for necessário retornar ao trabalho.    

Continue conosco e descubra se existe uma idade certa para colocar filhos na escola, e como escolher uma instituição para os matricular.

Qual idade certa para colocar os filhos na escola?

Apesar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) indicar a obrigatoriedade de crianças com 4 anos entrarem nas escolas, não existe uma idade certa para inscrevê-las na educação infantil.

Isso depende se os pais têm tempo disponível para ficar com elas o dia todo, se existe alguém de confiança para cuidar delas (como babá ou algum parente) ou se o filho consegue desenvolver a capacidade de socialização e autonomia fora da escola.

No fim, o que vai determinar a idade ideal para o ingresso em escolas infantis é, além da necessidade dos responsáveis, a importância que os pais dão ao estímulo à aprendizagem.

Por que colocá-los na escola?

Muitos pais ficam com dúvida se realmente devem inscrever seus filhos na educação infantil. Uns acreditam que é melhor deixá-los com parentes ou uma babá, outros ficam preocupados com a possibilidade de eles ficarem doente ou de não obterem atenção necessária para o crescimento.

Mas, para decidir, é preciso analisar algumas questões. São elas:

  • Qual a importância dada para a socialização e autonomia deles?
  • Quer que comecem desde pequenos a ter uma rotina estruturada com atividades educativas e estímulos pedagógicos?

Se as respostas forem afirmativas, então já podem considerar colocá-los em creches, berçários ou escolas infantis. Nessas instituições eles poderão interagir com outras crianças, aprender a conviver e compartilhar, além de ter toda uma vivência que lhes permitirá crescer e se desenvolver suas habilidades sociais.    

Em qual creche-escola inscrever?

Apesar do que muitos imaginam, as escolas infantis fazem mais do que promover brincadeiras. Um estabelecimento bem estruturado desenvolve um currículo com propostas pedagógicas  específicas para cada idade e capazes de promover o bem-estar, estimular a aprendizagem e desenvolver as habilidades das crianças.

Para escolher a melhor opção, os pais devem ficar atentos a diversas informações. Entre as perguntas que devem ser analisadas antes de matricular o filho estão:

  • Esta é a melhor opção para garantir o melhor desenvolvimento do meu filho?
  • Os pedagogos, diretores e outros profissionais são capacitados?
  • A proposta pedagógica responde aos valores da família?
  • Existe um diálogo aberto entre a instituição e os pais?

Depois que observar esses detalhes, perceberá o quanto se tornará mais fácil inseri-los na escola. Pois, se corresponder a sua expectativa, ela poderá se tornar uma grande etapa no desenvolvimento dos pequenos.  

Por fim, devemos acrescentar que ao escolher uma instituição confiável e condizente com os seus princípios e valores, os pais estão contribuindo para que sua criança se torne uma pessoa de bem e preparadas para os desafios da vida.    

Gostou do texto? Gostaria de ajudar outras pessoas que estão pensando em colocar os filhos na escola? Então compartilhe este post em suas redes sociais e contribua para que outros tomem essa decisão.  



Educação Alimentar

Educação Alimentar

Saude começa pela boca

A Recanto de Viver auxilia os pais procurando orientá-los na alimentação das crianças. Veja os Cardápios.

Saiba +
Nossa Estrutura

Período Integral

Atividades Pedagógicas

Essas práticas pedagógicas favorecem bons resultados entre as relações sociais e contribuem para o aprendizado.

Saiba +
Proteção Médica

Proteção Médica

Atendimento de emergência

A Recanto de Viver, através de convênio com empresa prestadora de serviço em proteção médica, garante segurança do nosso maior patrimônio: nossas crianças.

Saiba +
Escola Infantil Recanto de Viver  © 2019. Todos os direitos reservados.

Escola Infantil Recanto de Viver

Alameda das Framboesas, 182 - Caminho das Árvores, Salvador - Bahia - Brasil
71 3341-0586 | 3015-1952 | 99148-6264 | recantodeviver@recantodeviver.com.br

© 2019. Todos os direitos reservados.