Período Integral



As ações e as experiências que marcam o período complementar têm como pressuposto a interação entre as crianças do Grupo 1 ao G5, com base no repertório que possuem, valorizando as trocas significativas que podem ocorrer entre os diferentes saberes.

Na configuração dos grupos o que prevalece é a convivência e as produções coletivas a partir dessas interações, como em momentos de brincadeiras e arte, sendo necessária a contribuição de todos.

A interação entre as crianças é o que norteia o nosso trabalho, por acreditarmos que a relação entre as diferentes idades e os saberes trocados por elas, assim como as experiências vividas são de extrema importância para o desenvolvimento e o aprendizado, contribuindo para a construção da autonomia nas suas ações e escolhas.

O turno complementar é oferecido de forma opcional, durante o ano letivo, associado ao período pedagógico e busca atender as necessidades de permanência da criança na escola em período de tempo integral, funcionando no horário oposto ao das atividades pedagógicas.

As crianças que frequentarão o turno complementar de cinco dias ou o complementar de dois dias deverão estar matriculadas de maneira regular no início do ano, a exemplo das que optam pelo turno pedagógico.

 O turno complementar será oferecido na modalidade de utilização indicada no ato da matrícula no início do ano.

         -Em 5(cinco) dias na semana, de segunda a sexta.

         -Em 2 (dois) dias na semana. Não haverá mudanças ou compensações de dias.

 

 Apenas nos serviços que estruturam o turno complementar de 5 (cinco) dias, serão disponibilizados, de forma contínua, no período de 08 de janeiro a 20 de dezembro, inclusive nos recessos e férias escolares.

As crianças matriculadas no turno complementar de dois dias na semana poderão ter o serviço de alimentação por duas vezes na semana, pagando a importância correspondente a 50% do valor mensal, no primeiro dia do mês vigente.

O valor referente ao pagamento do turno complementar será realizado na forma de anuidade, dividido em 11(onze) parcelas, com vencimentos nos meses de janeiro a novembro, nos termos do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e com as mesmas regras estabelecidas para o seu distrato. O período da reserva da matrícula para os alunos do turno complementar será no mês de dezembro, respeitando o número de vagas, visando o planejamento do ano seguinte.

As atividades educacionais realizadas no turno complementar serão acompanhadas por recreadoras e auxiliares, focando as funções de cuidar e estimular o desenvolvimento das crianças sob a supervisão da equipe pedagógica, buscando atingir os seguintes objetivos:

a- Desenvolver a autorregulação e coordenação psicomotora;

b- Formar hábitos de higiene e de alimentação saudável;

c- Atender às necessidades individuais de sono e descanso;

d- Ampliar as habilidades socioafetivas e as cognitivas;

e- Participar expressivamente das atividades propostas.

As turmas são organizadas com base no critério de proximidade das idades e quantidade de inscritos, observando o limite de crianças por grupo. Essas práticas pedagógicas, desenvolvidas na escola com turmas de crianças de idades aproximadas, favorecem bons resultados entre as relações sociais e contribui para o aprendizado.

 

Os alunos do turno complementar têm uma rotina atrativa com esportes, artes, acesso a brinquedos de construção e encaixe, bem como brincadeiras que favorecem jogos simbólicos, e, também, atividades habituais como: banho, alimentação, escovação de dentes e descanso após o almoço. Esses momentos são acompanhados pelas auxiliares que cuidam e orientam as crianças para que criem hábitos saudáveis e desenvolvam a autonomia.

Só haverá banho para as crianças que permanecerem no turno completo, ou seja, as que chegarem após as 10h ou àquelas que continuarem até às 15h, não tomarão a banho para não prejudicar o andamento da rotina.

As crianças dos Grupos 3, 4 e 5 participam de oficinas de construção com sucatas, incentivando a reutilização de materiais descartados, bem como as de culinária e de jardinagem. A realização dessas atividades obedecerá à organização previamente estipulada pela escola para cada dia da semana, durante todo o período letivo.

A escola não disponibilizará a matrícula para a frequência em horários e períodos fracionados.

 

 



Educação Alimentar

Educação Alimentar

Saude começa pela boca

A Recanto de Viver auxilia os pais procurando orientá-los na alimentação das crianças. Veja os Cardápios.

Saiba +
Nossa Estrutura

Período Integral

Atividades Pedagógicas

Essas práticas pedagógicas favorecem bons resultados entre as relações sociais e contribuem para o aprendizado.

Saiba +
Proteção Médica

Proteção Médica

Atendimento de emergência

A Recanto de Viver, através de convênio com empresa prestadora de serviço em proteção médica, garante segurança do nosso maior patrimônio: nossas crianças.

Saiba +
Escola Infantil Recanto de Viver  © 2019. Todos os direitos reservados.

Escola Infantil Recanto de Viver

Alameda das Framboesas, 182 - Caminho das Árvores, Salvador - Bahia - Brasil
71 3341-0586 | 3015-1952 | 99148-6264 | recantodeviver@recantodeviver.com.br

© 2019. Todos os direitos reservados.