Blog



A importância do brincar para o desenvolvimento das crianças

As brincadeiras fazem parte do dia a dia das crianças e apesar do que muitos pensam, os joguinhos de correr, pular ou imitar são muitos mais do que momentos de descontração. Nesses momentos, elas adquirem conhecimento, aprendem a partilhar, a dialogar, a conviver. E mesmo quando ocorrem acidentes elas são capazes de transformar a frustração em aprendizado.

Assim, a importância do brincar não está somente por ser um momento de divertimento, uma vez que também possibilita a aquisição de habilidades fundamentais para o desenvolvimento dos filhos.

Quer saber mais sobre a importância do brincar? Então, continue conosco e entenda mais sobre como os jogos contribuem para o crescimento das crianças. 

A importância do brincar para o aprendizado

Você já parou para observar uma criança brincando? Em muitas dessas ocasiões, elas repetem gestos, frases e atitudes dos pais, familiares e pessoas próximas. Estudiosos explicam que ao brincar de imitação os pequenos estão representando situações desconfortantes e colocando-se nos papéis sociais dos pais. Deste modo, passam aos poucos a compreender o ponto de vista dos adultos, suas responsabilidades e atitudes.

Mas não é somente no “faz de conta” que as crianças aprendem. Quando jogam de baleado, pega-pega, ciranda e até nos jogos lúdicos ou de tabuleiros, elas expressam suas emoções, encaram seus medos e ainda aprendem a seguir regras, a conviver com as diferenças e experimentam o mundo.

Além disso, os jogos também contribuem para trabalhar a resistência física e psicológica, a frustração diante de perdas e até colaboram com a ampliação da linguagem e a estimulam algumas habilidades motoras.

As brincadeiras e os riscos

Os riscos fazem parte da vida dos seres humanos. Da a infância até a velhice, as pessoas são expostas a certos tipos de perigos, mas ao enfrentá-los desenvolve-se uma maior confiança e segurança nas ações e decisões tomadas.  

Não é diferente com as crianças. Quando sobem em árvores, brincam de pega-pega ou de castelo de areia, elas estão sujeitas a quedas, arranhões ou areia nos olhos. Mas, é através dessas situações que passam a conhecer limites, compreender medos e saber como desafiá-los.  

Pesquisadores afirmam que crianças que encaram seus medos e frustrações estarão muito mais aptas a desafios e tomadas de decisões, e quando crescem viram adultos resilientes e saudáveis.  

Por isso, é importante que os pais deixem a superproteção de lado e deem maior liberdade aos filhos para brincarem nos parques e áreas livres, dando espaço para que corram pequenos riscos.

Cuidados durante a diversão

Contudo, é preciso ter certos cuidados durante a diversão. Para que as pequenas situações arriscadas não se tornem acidentes mais graves, as atividades precisam ser realizadas diante da orientação e observação de responsáveis. Além disso, deve ter sempre muito cuidado para que o local das brincadeiras sejam seguros.

Por fim, reforçamos que são inúmeros os benefícios do brincar. Vão desde a aprender a conviver com as diferenças e a seguir regras, até o desenvolvimento da criatividade e confiança. Essas pequenas lições vão permitir que, no futuro, as crianças se tornarem adultos físico e mentalmente saudáveis.

Gostou desse texto sobre a importância do brincar? Quer saber mais sobre as capacidades que as crianças podem desenvolver? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro desses e outros assuntos e giram em torno do universo infantil. 



Educação Alimentar

Educação Alimentar

Saude começa pela boca

A Recanto de Viver auxilia os pais procurando orientá-los na alimentação das crianças. Veja os Cardápios.

Saiba +
Nossa Estrutura

Período Integral

Atividades Pedagógicas

Essas práticas pedagógicas favorecem bons resultados entre as relações sociais e contribuem para o aprendizado.

Saiba +
Proteção Médica

Proteção Médica

Atendimento de emergência

A Recanto de Viver, através de convênio com empresa prestadora de serviço em proteção médica, garante segurança do nosso maior patrimônio: nossas crianças.

Saiba +
Escola Infantil Recanto de Viver  © 2019. Todos os direitos reservados.

Escola Infantil Recanto de Viver

Alameda das Framboesas, 182 - Caminho das Árvores, Salvador - Bahia - Brasil
71 3341-0586 | 3015-1952 | 99148-6264 | recantodeviver@recantodeviver.com.br

© 2019. Todos os direitos reservados.