Saiba mais



COMO ENSINAR RESPONSABILIDADES A UMA CRIANÇA PEQUENA? EDUCAÇÃO DA VONTADE.

Nunca se deve fazer pelas crianças o que elas podem fazer por si próprias. Isso desde muito cedo. Aqui Clara tem 2 aninhos e já aplico.

“Ah, mas eles crescem rápido demais”, “Ah, mas tenho dó”, “Ah, mas tenho pressa e demora”, “Ah, mas faz um sujeira enorme”…

Sim, para todas essas frases que sempre costumo a ouvir quando digo primeira frase citada neste post.

Porém, como mães, temos a função de conduzir nossos filhos para uma vida emocionalmente e fisicamente saudável e em sociedade. Infelizmente não estaremos ao lado deles para sempre e a primeira infância é o momento em que temos a MAIOR ação, influencia e tudo mais sobre eles, exatamente por estarem na fase de “esponja”, de descobrimento e captura muito facilmente de tudo neste mundo.

Quanto menor a criança, mais fácil educá-la, já que desde o nascimento ela está muito receptiva a direcionamentos de como viver nesse mundo totalmente desconhecido a ela, através de valores e bons hábitos e, da mesma forma que existem as janelas de oportunidade para o desenvolvimento neurológico do ser humano, há os períodos ótimos para o desenvolvimento sensitivo. Por exemplo, de bebê até os 3 aninhos é a fase em que podemos com maior eficácia introduzir 4 pilares básicos muito importantes para a vida de qualquer pessoa:

  • Ordem
  • Higiene
  • Alimentação
  • Sono

De 4 a 8 anos, sinceridade, constância, amizade e obediência são os pilares que mais eficientemente podem ser focados, segundo o estudioso norte americano James Stenson.

Desenvolver desde cedo as crianças na “EDUCAÇÃO DA VONTADE” faz com que elas crescem e se desenvolvam de forma mais segura, critica e feliz, além de fazer com que elas queiram estudar, ser organizadas, sinceras, sociáveis e, principalmente, que tenham caráter.

Como fazer isso? Pela rotina! A repetição de hábitos bons vai aumentando a vontade. Se as crianças dormem ou levantam quase sempre no mesmo horário, vão se tornando organizadas por hábito. Se sabem que há horário para as refeições, aprendem a esperar (auto domínio)Se damos à criança a oportunidade desde cedo de alimentarem-se sozinhas, estamos não só acreditando neles (mesmo diante de tanta sujeira, lá estamos nós confiando em suas capacidades), mas também ensinando-lhes independência.

POR TRÁS DE UMA CRIANÇA AUTO CONFIANTE, TEM SEMPRE PAIS QUE ACREDITAM NELA.

Apego é muito diferente de fazer tudo pela criança e amar é educar, ensinar a viver nesse mundo.

Por isso, temos que educar nas responsabilidades e PARA A FELICIDADE (auto confiança, segurança e viver emocionalmente e socialmente bem conferem isso), desde a melhor época da vida deles! O mais cedo possível!

Então, nunca é cedo demais para começar a ensinar seus filhos a importância de ser responsável. Nossos amigos da paternal está aqui para compartilhar a chave importante para elevar a criança a assumir a responsabilidade e ser responsável em uma idade jovem.

Quais são algumas das formas de sucesso pais podem ensinar seus filhos a responsabilidade?

 

Aqui a regra é simples: Tudo o que fazemos para ela, se ela puder ajudar, o fará.

Como?

  1. Quer leite? Vamos lá me ajudar a colocar a formula na mamadeira (gente, ela ADORAAA se sentir útil, por isso a educação pela vontade é maravilhosa! Nada é obrigado, nessa fase eles fazem numa boa, se educados dessa forma)
  2. Precisa trocar as fraldas? Você joga fora a fralda. Exceções para quando há diarreia, rsrsrs.
  3. Quer sair? Pega seus sapatos e coloque-os.
  4. Hora do banho? Coloque as suas roupinhas sujas no cesto.
  5. Hora de dormir? Não esqueça de levar para o quarto a sua naninha…
  6. Bagunçou? Quer outro brinquedo? Só depois de arrumar este…
  7. Quer uma história antes de dormir? Vá até seu cantinho da leitura (que preparei baixinho justamente para que ela tenha acesso) e traga o que você deseja.
  8. Derramou suco/leite/água? Dou o pano e mostro como limpa…

Sempre supervisiono e ajudo, quando vejo que ela ainda é incapaz de completar alguma tarefa. E, sempre que possível, busco orientá-la e ajudá-la, para que das próximas vezes, tenha a capacidade de fazer por si.

Geralmente, quando é difícil demais, eles se desmotivam e não completam a tarefa. É nessa hora que entra o elogio PELO ESFORÇO, como forma de incentivo para que da próxima vez, tente novamente até conseguir.

 

 

 

 

 

 

Por hora está indo tudo bem dessa forma. Por onde vou com minha filha, são inúmeros os elogios que recebo em relação à sua sociabilidade, amizade e educação.

Um beijo, Marrie!

 

fonte: https://www.mamaeplugada.com.br/como-ensinar-responsabilidades-a-uma-crianca-de-2-anos-educacao-da-vontade-10936



Educação Alimentar

Educação Alimentar

Saude começa pela boca

A Recanto de Viver auxilia os pais procurando orientá-los na alimentação das crianças. Veja os Cardápios.

Saiba +
Nossa Estrutura

Período Integral

Atividades Pedagógicas

Essas práticas pedagógicas favorecem bons resultados entre as relações sociais e contribuem para o aprendizado.

Saiba +
Proteção Médica

Proteção Médica

Atendimento de emergência

A Recanto de Viver, através de convênio com empresa prestadora de serviço em proteção médica, garante segurança do nosso maior patrimônio: nossas crianças.

Saiba +
Escola Infantil Recanto de Viver  © 2020. Todos os direitos reservados.

Escola Infantil Recanto de Viver

Alameda das Framboesas, 182 - Caminho das Árvores, Salvador - Bahia - Brasil
71 3341-0586 | 3015-1952 | 99148-6264 | recantodeviver@recantodeviver.com.br

© 2020. Todos os direitos reservados.