Blog



Como conciliar filhos e trabalho?

Como conciliar filhos e trabalho?

 

A vida passa, as crianças crescem, mas o amor de pai e mãe fica para a eternidade. No entanto, as necessidades profissionais fazem com que os pais tenham que retornar ao trabalho, deixando as crianças aos cuidados de outros. Então surgem as dúvidas: Como conciliar filhos e trabalho? Como participar ativamente das atividades dos pequenos sem largar o serviço?

Para vencer essas inseguranças, é preciso primeiro encontrar um lugar onde colocá-los enquanto está trabalhando. Além disso, é importante encontrar outras formas de se mostrar presente para que eles não sintam tanta falta dos pais, nem estes acharem que estão abandonando os filhos.

Você se questiona sobre as dificuldades em conciliar vida profissional com a função de
pai e mãe? Então conheça abaixo algumas dicas para ajudar a manter a proximidade com os filhos, mesmo diante das necessidades do emprego.  

Escolha um local adequado para seu filho ficar

A primeira questão que você deve resolver antes de voltar ao trabalho é: com quem o seu filho irá ficar?

Levá-los para casa de um familiar pode parecer mais fácil, pois você já conhece a pessoa e sua disponibilidade, mas talvez não seja a melhor alternativa. Você também pode contratar uma babá. Neste caso, é essencial obter referências, conhecer a dinâmica dela e ter tempo para orientá-la.

Outra opção é colocá-lo em uma creche-escola. Neste caso, deve reservar um dia para conhecer a instituição e sua estrutura, para conversar com os diretores e pedagogos. Só assim será possível escolher aquela que se adeque a suas expectativas, ficando mais tranquilo quando for voltar ao emprego.     

Explique para onde está indo

Mesmo que seu bebê tenha apenas 6 meses, é importante começar a estabelecer uma comunicação com ele. Então, quando chegar o momento de retornar ao serviço, explique a situação em frases curtas: “a mamãe vai sair, mas volta logo”.

Apesar de não compreenderem as palavras, com o avançar da idade eles vão entender que
você sempre esteve do lado dele explicando as coisas. Isso estabelece uma relação de confiança profunda e capaz de durar por muitos anos.

Além disso, quando não estiver no trabalho, acompanhe seu desenvolvimento, participe de atividade lúdicas, saia para passear ou outra prática que mantenha a família próxima.    

Almocem juntos

Os dias de folga são os mais importantes, pois você pode se dedicar mais a família. E se tem uma das horas mais importantes nesses momentos é o almoço. Por isso, pergunte o que quer comer, vá ao supermercado, escolha os ingredientes juntos e faça uma comida gostosa e nutritiva com a ajuda dele.

Essa é uma das atividades mais prazerosas para realizar com a família toda e são esses pequenos momentos que reforçam os laços parentais e contribuem para a formação dos valores dos pequenos.

Viu como é fácil resolver o problema de conciliar crianças e emprego? Quando aderir a essas dicas, você perceberá que não há necessidade de deixar o profissional de lado para passar boas horas com os filhos.

 


Gostou do post? Tem alguma experiência sobre o assunto? Que tal fazer um comentário na nossa página Facebook e ajudar outros pais com dificuldades em conciliar filhos e trabalho?



Educação Alimentar

Educação Alimentar

Saude começa pela boca

A Recanto de Viver auxilia os pais procurando orientá-los na alimentação das crianças. Veja os Cardápios.

Saiba +
Nossa Estrutura

Período Integral

Atividades Pedagógicas

Essas práticas pedagógicas favorecem bons resultados entre as relações sociais e contribuem para o aprendizado.

Saiba +
Proteção Médica

Proteção Médica

Atendimento de emergência

A Recanto de Viver, através de convênio com empresa prestadora de serviço em proteção médica, garante segurança do nosso maior patrimônio: nossas crianças.

Saiba +
Escola Infantil Recanto de Viver  © 2019. Todos os direitos reservados.

Escola Infantil Recanto de Viver

Alameda das Framboesas, 182 - Caminho das Árvores, Salvador - Bahia - Brasil
71 3341-0586 | 3015-1952 | 99148-6264 | recantodeviver@recantodeviver.com.br

© 2019. Todos os direitos reservados.