Blog



Conheça os benefícios da música para as crianças

benefícios da música para as crianças

 

Não é à toa que muitas grávidas comentam as respostas dos recém-nascidos aos seus estímulos sonoros, pois, já na barriga das mães, eles começam a desenvolver o seu sistema auditivo. E esse sentido só se aperfeiçoa depois do nascimento.

Desta forma, os sons do ambiente, as vozes dos pais, o chacoalhar dos brinquedos ao despertar a atenção dos bebês demonstram o quanto essa habilidade é importante para o crescimento das crianças. 

Continue conosco e descubra os benefícios da música para o amadurecimento social e cognitivo dos pequenos.

Os benefícios da música para as crianças

O estímulo musical pode ser despertado em bebês a partir do quinto meses de vida e pode ser realizado nas escolas ou até nos ambientes familiares. Conforme explicação da professora e musicista Marilene A. B. do Nascimento, dada ao Gazeta do Povo, o estímulo musical modifica o cérebro “deixando uma porção de ‘janelas de oportunidades’, ou seja, construindo uma reserva cognitiva que deixa em aberto a possibilidade de aprendizado no futuro”.

O contato desde cedo com a música contribui com o desenvolvimento psicossocial, fala, criatividade e coordenação motora. Além disso, crianças que tocam ou adquire conhecimentos musicais aprimoram certa área do cérebro que mexe com o conhecimento lógico e abstrato.  

Competências que a música desenvolve nas crianças

Se você sempre esteve interessado em saber como a musicalização na infância contribui para o desenvolvimento do filho, então não deve deixar de ler os tópicos abaixo indicando as competências que o conhecimento musical desenvolve neles.

1. Criatividade e memória

As atividades sonoras agem estimulando os diversos aspectos do intelecto, a criatividade é uma delas. Isso se deve ao fato de a melodia permitir pensar de maneira flexível, rompendo os limites e estimulando o lado inventivo.

Outro fator positivo das músicas é que elas estimulam novos caminhos e conexões no cérebro fortalecendo a memória. Um exemplo disso é observado quando ouvimos uma canção antiga e relembramos acontecimentos do passado.  

2. Expressão corporal

Já percebeu que é só tocar uma música animada para o corpo começar a se remexer? Isso acontece porque as melodias alteram a forma sensorial do nosso corpo fazendo com que sintamos vontade de nos mexer no ritmo da canção.

Assim, quando em contato com estímulos sonoros, as crianças passam a se expressarem por meio de movimentos. Esse fato faz com que elas melhorem o equilíbrio, o ritmo e a capacidade de demonstrar a emoção e o sentimento.

3. Sensibilidade e socialização

A musicalização ainda contribui para socialização dos pequenos. Eles passam a interagir mais com as outras pessoas, aumentando a autoestima, compreensão do outro, cooperação e aprendem a respeitar as diferenças.  

Os pequenos também aprendem a expressar seus sentimentos e emoções, ampliando sua sensibilidade.

4. Outros benefícios

Além dos já mencionados, outros benefícios que a música traz para os bebês são:

  • Coordenação motora;
  • Trabalho em grupo;
  • Fala e escrita;
  • Raciocínio matemático.

Como percebeu a música além de ser um instrumento de relaxamento que anima a nossa vida, também contribui para aprimorar algumas das habilidades indispensáveis ao desenvolvimento das crianças. Por isso, estimular o sentido auditivo, seja em casa ou na escola, é essencial para o crescimento deles.  

Achou as informações relevantes? Então liga o som, aumenta o volume, compartilhe o post nas redes sociais e contribua para que outros pais tomem conhecimento sobre o benefício da música para as crianças.



Educação Alimentar

Educação Alimentar

Saude começa pela boca

A Recanto de Viver auxilia os pais procurando orientá-los na alimentação das crianças. Veja os Cardápios.

Saiba +
Nossa Estrutura

Período Integral

Atividades Pedagógicas

Essas práticas pedagógicas favorecem bons resultados entre as relações sociais e contribuem para o aprendizado.

Saiba +
Proteção Médica

Proteção Médica

Atendimento de emergência

A Recanto de Viver, através de convênio com empresa prestadora de serviço em proteção médica, garante segurança do nosso maior patrimônio: nossas crianças.

Saiba +
Escola Infantil Recanto de Viver  © 2019. Todos os direitos reservados.

Escola Infantil Recanto de Viver

Alameda das Framboesas, 182 - Caminho das Árvores, Salvador - Bahia - Brasil
71 3341-0586 | 3015-1952 | 99148-6264 | recantodeviver@recantodeviver.com.br

© 2019. Todos os direitos reservados.