Blog



São João: 7 brincadeiras juninas para fazer com seus filhos

São João: 07 brincadeiras juninas para fazer com seus filhos

 

O arrasta-pé vai começar! O amendoim cozinha na panela, o milho assa na fogueira, Luiz Gonzaga canta alegrando os forrozeiros e o pessoal já está na maior expectativa aguardando o começo da diversão e das brincadeiras juninas que tanto divertem a garotada. Essa é a agitação de uma das festas mais populares do Nordeste.

Expressão da cultura popular, o São João envolve não só os adultos, mas também as crianças que todo ano espera o início do “arraiá”.

E para não faltar animação, separamos para vocês as 7 melhores brincadeiras para fazer com os pequenos durante os festejos juninos.

Confiram!

1.      Corrida de saco

Esse é uma brincadeira prá lá de boa. Você precisa apenas de sacos grandes e resistentes (pode ser de estopa ou de lixo). Para jogar, a criança tem que entrar nas sacolas segurando-as até a cintura. Quando o sinal for dado, os concorrentes começam a pular o mais rápido que puderem em direção a linha final. O primeiro que chegar é o ganhador.  

2.      Corrida do ovo

Primeiro você coloca uma colher na boca, depois um ovo na colher. Daí é só tentar chegar mais rápido que seu adversário na linha de chegada. Mas se o ovo cair, você volta para o começo.

Para dificultar, você pode brincar em dupla. Cada um fica com uma colher, o primeiro corre até o meio do circuito e coloca o ovo na colher do parceiro. Esse, por sua vez, segue até a linha de chegada.  

3.      Pescaria na roça

Essa diversão é um tantinho mais elaborada. Você vai precisar de peixes feitos em cartolina. Cada um deles deve ter um furo no local que fica a boca e um clip preso. Arranje alguns gravetos ou varas, amarre uma corda ou barbante em uma das pontas e prenda outro clip com a ponta aberta.

Depois de tudo organizado, peça para os participantes pescarem os peixinhos que estarão presos em uma bacia de areia. Quem conseguir o maior número de peixes no menor tempo, ganha o prêmio.

4.      Derruba latas

Esse é outro jogo muito divertido. Coloque latas de refrigerantes organizadas em um canto da festa, faça uma linha de arremesso a uma distância razoável e distribua três bolas para cada participante. Aquele que derrubar mais latas vence a competição.

5.      Jogo da argola

Essa atividade é bem parecida com a anterior, só que ao invés de latas de refrigerantes você vai colocar garrafas. Os competidores vão receber 5 argolas de plásticos e tentar acertá-las nos gargalos delas. O ganhador é quem colocar o maior número de argolas nas de garrafas.

6.      Dança da laranja

Essa é uma das brincadeiras mais legais do São João. Primeiro as crianças vão se organizar em duplas, colocando uma laranja entre a testa. O par deve dançar com as mãos para trás sem deixar a fruta cair.

O último par que conseguir ficar com a laranja na testa ganham a partida.

7.      Dançar quadrilha

Mas para a festa ficar arretada de verdade você tem que fazer a tradicional dança da quadrilha. Os meninos e meninas escolhem seu par e começam a remexer o esqueleto conforme o pedido do locutor.

Os passos mais famosos do festejo são olha a chuva, olha a cobra, olha o túnel, casamento da roça e outros.

Eita que com esses jogos a sua festa vai ficar prá lá de boa!

Agora que você já conhece as melhores brincadeiras juninas, que tal compartilhar o texto nas suas redes sociais e ajudar outros papais e mamães a organizarem a festança?  

 


Imagem via Gauchazh



Educação Alimentar

Educação Alimentar

Saude começa pela boca

A Recanto de Viver auxilia os pais procurando orientá-los na alimentação das crianças. Veja os Cardápios.

Saiba +
Nossa Estrutura

Período Integral

Atividades Pedagógicas

Essas práticas pedagógicas favorecem bons resultados entre as relações sociais e contribuem para o aprendizado.

Saiba +
Proteção Médica

Proteção Médica

Atendimento de emergência

A Recanto de Viver, através de convênio com empresa prestadora de serviço em proteção médica, garante segurança do nosso maior patrimônio: nossas crianças.

Saiba +
Escola Infantil Recanto de Viver  © 2019. Todos os direitos reservados.

Escola Infantil Recanto de Viver

Alameda das Framboesas, 182 - Caminho das Árvores, Salvador - Bahia - Brasil
71 3341-0586 | 3015-1952 | 99148-6264 | recantodeviver@recantodeviver.com.br

© 2019. Todos os direitos reservados.