Blog



4 motivos para aprender mais sobre o folclore brasileiro

 

Representado por todas as lendas, personagens, histórias, brincadeiras, provérbio e festas, o folclore brasileiro compõe todas as ações e tradições de uma nação. Estudá-lo torna-se, assim, necessário para compreender sobre a cultura nacional e modos de agir até sobre a história dos brasileiros.

Abaixo você vai encontrar os 4 grandes motivos para que se exalte o folclore brasileiro todos os dias. 

1. Folclore é a expressão da cultura nacional

Derivada da expressão inglesa folk-lore, o folclore representa a sabedoria nacional através das lendas, personagens, contos, provérbios. Por meio dele, as histórias, costumes e tradições são passadas de geração para geração, formando a cultura e conhecimentos populares.    

2. Ensina regras e condutas

Cada lenda criada pelo folclore tem como objetivo contar histórias que nos permitam refletir sobre regras, limites. Ela também ajuda a criar normas de convivência e conduta entre a população a população de um país.

Os provérbios, por exemplo, são frases que contêm conselhos, ensinamentos e ajudam a tomar decisões em situações difíceis.

Entre os ditos mais populares que indicam algum ensinamento estão:

  • Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura;
  • A pressa é a inimiga da perfeição;
  • Antes só do que mal acompanhado;
  • Apressado come cru;
  • Deus ajuda quem cedo madruga;
  • O seguro morreu de velho;
  • Quem semeia vento, colhe tempestade.

3. Conserva as tradições

As artes, histórias, provérbios e lendas também contribuem para preservar e manter as tradições de um povo viva. Esses elementos servem como fonte de conhecimento sobre a história da nação, contribui para a construção de uma base cultural comum e ainda perpetua crenças, entendimentos e informações sobre modo de viver da população.

Assim, ao passar os contos e lendas de uma geração a outra, o folclore perpetua os costumes, modos de vida, leis e hábitos populares.  

Mas, apesar de o folclore ter como objetivo perpetuar as tradições isso não significa que ele é inerte. Com o passar das gerações e com o surgimento de novos conhecimentos e costumes, ele pode ser modificado com a criação de novas lendas, costumes e práticas sociais.

4. Reconecta o homem com a natureza

Personagens como Iara, Boto Cor de Rosa, Boitatá e Mãe D’água estão sempre nos lembrando a importância e responsabilidade que temos com o nosso meio ambiente. Essas lendas ensinam a conviver em harmonia e respeitar a natureza, que é casa de todos os seres vivos e deve ser preservada para as futuras gerações. E ainda apresentam consequências caso a natureza não seja tratada com respeito.    

Concluindo, o folclore brasileiro é mais que histórias criadas para crianças. É a representação da cultura popular e ensina muito sobre regras de convivência e modos de agir com a sociedade, além de indicar como tratar a natureza. Por isso, ele deve ser comemorado com o objetivo de relembrar a importância de preservarmos as nossas culturas e lendas.

Gostou do texto? Quer ajudar outras pessoas a entenderem a importância de comemorarmos o folclore brasileiros? Então compartilhe esse texto nas redes sociais e exalte os personagens, as artes e histórias nacionais.



Educação Alimentar

Educação Alimentar

Saude começa pela boca

A Recanto de Viver auxilia os pais procurando orientá-los na alimentação das crianças. Veja os Cardápios.

Saiba +
Nossa Estrutura

Período Integral

Atividades Pedagógicas

Essas práticas pedagógicas favorecem bons resultados entre as relações sociais e contribuem para o aprendizado.

Saiba +
Proteção Médica

Proteção Médica

Atendimento de emergência

A Recanto de Viver, através de convênio com empresa prestadora de serviço em proteção médica, garante segurança do nosso maior patrimônio: nossas crianças.

Saiba +
Escola Infantil Recanto de Viver  © 2019. Todos os direitos reservados.

Escola Infantil Recanto de Viver

Alameda das Framboesas, 182 - Caminho das Árvores, Salvador - Bahia - Brasil
71 3341-0586 | 3015-1952 | 99148-6264 | recantodeviver@recantodeviver.com.br

© 2019. Todos os direitos reservados.